Social Brasilis

Aliando sua experiência em sala de aula com o desejo de provocar transformações reais, a empreendedora cearense Emanuelly resolveu investir na criação de um projeto que gerasse impactos positivos na sociedade. Daí surgiu o Social Brasilis, que desenvolve programas educativos responsáveis por proporcionar alternativas de empoderamento para jovens.

Produtora do vídeo: Tcharly Briglia

 

Tcharly Briglia

Tcharly Briglia, diretor e roteirista do documentário, conta que as gravações do episódio Social Brasilis foram marcadas pela total sintonia entre os realizadores audiovisuais e os empreendedores responsáveis pelo projeto.

“A Emanuelly Oliveira, diretora do Social Brasilis, guiou toda a equipe e mostrou a complexidade que envolve as ações do empreendimento. As oficinas e programas corporativos realizados, no entanto, vão além do Estado do Ceará, o que tem permitido o crescimento do projeto em outros estados do Nordeste”, diz o realizador.

Durante os dias de gravação, Tcharly conta que ele e a equipe de cinegrafistas e de fotografia (Isabella Rabelo e Silvana Berilo) percorreram escolas e centros comunitários de Fortaleza, São Luís do Curu e Itapipoca. O que mais chamou sua atenção foi o quanto o contato com a tecnologia e as informações sobre o desenvolvimento de projetos são importantes para os participantes dos cursos ofertados, geralmente compostos por jovens e educadores.

“Em cada aula ministrada por Emanuelly e seu time, o público conhece meios para a criação de um negócio e a prática de ações que gerem impactos sociais relevantes”, diz.

Outro ponto curioso, segundo ele, é o uso das estratégias de gamificação: por meio de jogos e táticas dinâmicas, os participantes se engajam e desenvolvem projetos de curto e longo prazo. Os jovens das áreas mais populares e das cidades distantes dos grandes centros são alguns dos que mais se beneficiam pelos cursos.

“Vale destacar também as ações que ocorrem na Universidade Federal do Ceará (UFC), com o apoio do curso de Engenharia de Energias Renováveis. Com essa parceria, o Social Brasilis amplia sua área de alcance, mostrando que projetos empreendedores que gerem impacto social precisam estar presentes nos mais diversos espaços, como escolas, faculdades, associações e empresas que ocupem desde as áreas centrais até as periféricas, em um exercício de democratização do acesso à tecnologia e à informação”, explica o realizador Tcharly.